RECEITA: BOLINHO DE GRÃO-DE-BICO

Quem acompanha o blog, sabe que eu estou em um processo de emagrecimento, fazendo dieta low carb, contei tudo aqui  e como o nome diz “low carb”, é uma dieta focada em uma alimentação com baixo carboidrato e não zero carboidrato, como eu sou bem chata pra comer, eu acabo consumindo alguns carboidratos que são encontrados nos legumes e em alguns outros alimentos, os chamados “carboidratos do bem”, porque os que fazem realmente mal, são os carboidratos encontrados em alimentos industrializados e a pouco tempo eu conheci o grão de bico, que é um dos alimentos que contém o carboidrato do bem e acabei ficando com vontade de experimentar o hambúrguer de grão de bico, essa é a receita que vou dar pra vocês hoje.

Porém, a textura da minha massa ficou um pouco farelenta, vou contar depois porque, então eu não consegui fazer o formato de hambúrguer, então renomeei a receita para Bolinho de grão de bico.

IMG_5529

Pra fazer essa receita vocês vão precisar de:

  • 1 pacote de grão de bico
  • 1 cebola picada
  • 1 xicara de farinha de aveia
  • 2 dentes de alho
  • 1 limão espremido
  • Azeite
  • Curry em pó
  • Curcuma
  • Sal
  • Salsa e Cebolinha

Modo de preparo:

Eu deixei o grão e bico de molho na noite anterior, ele dobra de tamanho, de manhã troquei a água e coloquei pra cozinhar por 40 minutos, retirei a água e coloquei os grão na água gelada, depois eu descasquei todos os grãos (dá um suuuper trabalho, mas dizem que sem a casca fica mais gostoso).

IMG_5532Refoguei a cebola e o alho no azeite, até a cebola ficar bem murchinha, depois coloquei o grão de bico e deixei fritando um pouquinho, ai acrescentei o sal, o curry, a cúrcuma e misturei bastante, depois eu amassei tudo com um batedor de carne, porque estava com preguiça de pegar liquidificador, mas você pode usar um mixer ou liquidificador pra ser mais rápido e também vai dar diferença na textura. Depois de tudo bem amassado, acrescentei a salsa e cebolinha e o limão espremido, e aos poucos fui colocando a aveia, misturei bem e fiz os bolinhos.

IMG_5534
Como eu falei anteriormente não consegui fazer o formato de hambúrguer, porque a minha massa ficou meio farelenta, então ela ia se desfazendo, alguns eu até consegui, mas o melhor foi fazer bolinhos. Coloquei numa forma com um pouco de azeite e levei ao forno por 40 minutos, a 180 °C. E tá pronto, deu uma quantidade bem grande, então eu guardei um pouco e congelei, congelei já pronto porque fiquei com medo de estragar se as coisas não estivessem cozidas.

IMG_5541

Eu sou muuuuito chata com comida, mas eu realmente achei esse bolinho bem gostoso, ele é melhor quente saindo do forno, no microondas ele fica meio mole, no forno é melhor, o gosto me lembrou de bolinho de aipim, Eu nunca tinha comido grão de bico antes. Eu peguei essa receita no canal da Fabi Santina, vocês podem ver clicando aqui.

Vocês já experimentaram essa receita? Dá um pouco de trabalho, mas no fim tudo dá certo. Comenta aqui embaixo outras formas de fazer grão de bico ..

Então é isso, até breve!

cartao

 

2 comentários em “RECEITA: BOLINHO DE GRÃO-DE-BICO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.