GUIA DA MAQUIAGEM: TIPOS DE PÓS SOLTOS E INDICAÇÃO PARA CADA TOM DE PELE

Existem vários tipos de pós soltos no mercado, mas você sabe exatamente qual pó se encaixa em cada tom de pele? Se a resposta for não, continua lendo esse post que eu vou tentar tirar todas as duas duvidas e passar um pouco mais de informação por aqui.

IMG_4771

Na foto anterior eu mostro 4 tons de pós soltos, para exemplificar os diferentes tons que vocês podem encontrar no mercado. Na foto tem o pó chocolate da Adversa, o pó translucido da Ruby Rose, o pó banana da Mahav e o  rosado da Bitarra.

Abaixo vocês podem ver bem a diferença de cores dos pós e talvez pra você todos sirvam pra mesma coisa, mas tem diferença sim! Todos tem a finalidade de selar a pele, mas cada um com a sua individualidade, na hora de iluminar ou matificar a pele.

IMG_4785

PÓ CHOCOLATE: é indicado para peles negras escuras, porque ele tem esse fundo mais amarronzado e não acinzenta, muita gente fala sobre o pó banana ser indicado para peles morenas e negras, maaaaaas depende da intensidade do tom da pele negra. Em peles negras retintas é mais indicado usar o pó chocolate, seja no rosto todo ou apenas na área dos olhos para selar o corretivo. Caso você queira iluminar, pode misturar um pouquinho do pó banana no pó chocolate, pra ter esse pó do tom da pele e levemente mais claro, pra não dar um jogo de cores muito contrastante e não correr o risco de acinzentar.

Esse que eu tenho é o pó Chocolate da Adversa, até então ele era o mais escuro que eu tinha tido contado, até conhecer o pó da Catharine Hill e ficar apaixonada, porque ele é realmente bem marrom, lembra até chocolate em pó. Na comparação entre eles o pó da Adversa acaba tendo um fundo levemente mais claro e o da Catharine tem o fundo mais escuro e marrom.

PÓ TRANSLUCIDO: é o mais conhecido e acredito que o mais usado, porque as pessoas pensam “ah esse não tem cor, é mais fácil não errar”, pensando por esse lado é verdade, mas dependendo do pó o certo pode dar muito errado. Dependendo da composição do pó ele vai estourar facilmente na luz do flash, se ele tiver sílica ou dióxido de titânio, mas não vão dar efeito nenhum diferente na luz do dia. É indicado para todos os tons de pele? Sim, mas vale tomar cuidado com peles negras, porque pode acinzentar o tom da base. Eu não indicaria fazer Baking com esse tipo de pó e nem aplicar em excesso, porque pode realmente te dar um efeito feio quando tiver contato com a luz do flash, fora que ele em excesso por mais que você seja branquinha, pode deixar um efeito esbranquiçado na pele.
OBS: se esse pó for HD deve ser aplicado em áreas especificas do rosto, apenas para selar e tirar o brilho, lembrando de esfumar sempre pra não ter nenhuma marcação ou acumulo, porque isso vai fazer com que ele estoure na luz do flash com certeza.

Estou usando como exemplo o pó translucido Matificante da Ruby Rose, ele é suuuper fininho, deixa a pele bem sequinha, senti que deu uma leeeeve clareada na cor da base e estoura no flash. Então vale sempre testar, pro dia a dia é tranquilo, só vale tomar esse cuidado ao sair a noite e tirar fotos com flash.

IMG_4773

PÓ BANANA: esse é o pó indicado para peles morenas e negras claras, para iluminar as áreas que você quer dar o efeito de trazer pra frente. Você até pode aplicar ele no rosto todo, mas sempre venha com o pó da sua cor por cima, pra evitar um efeito amarelado na pele. Esse pó tem essa coloração amarelada, par contrastar com o tom quente que normalmente as peles morenas tem, caso você tenha um pó muito amarelado ou você tem o subtom de pele mais frio, pode misturar um pouco do pó banana com o pó rosado, vai quebrar o amarelo sem deixar o pó extremamente claro.

No post estou usando o Banana da Mahav, que é beeem amarelinho, então se você for mais clarinha pode misturar com o rosado pra dar um efeito mais claro nele, sem perder o efeito de iluminar. Até uns dois tons acima do meu, ele funciona perfeitamente, em tons mais escuros deem preferencia para o pó chocolate.

PÓ ROSADO: esse já é mais indicado para peles claras, porque ele não vai te amarelar e nem deixar tão marcado, claro que se você tiver um subtom mais quente, ele pode ser misturado com um pouco do pó banana pra ele ficar mais amarelinho e claro ao mesmo tempo. Pode ser aplicado para selar o corretivo e iluminar essas áreas, depois trazer o resto pro restante do rosto e deixar um acabamento mais bonito, de qualquer forma é sempre bom aplicar o pó compacto da sua cor.

Estou usando como exemplo o pó Rosado da Bitarra, eu tinha ele e não funcionava comigo e eu não entendia o porque, mas depois de fazer meu curso de maquiagem profissional e aprendi sobre essa diferença dos pós e esse pó é o mais indicado para peles brancas, por isso ele não dava certo pra mim.

IMG_4774

Normalmente pós soltos eu uso aplicando para selar as áreas aonde eu aplico o corretivo, seja com uma esponjinha ou com um pincel para deixar um acabamento mais suave. No rosto todo eu aplico somente em maquiagens mais neutras e pro dia a dia, mas sempre dou preferencia para pós compactos, os pós soltos deixam um efeito mais bonito na pele e eu sinto que acabam selando mais do que os pós compactos. Esse excesso de pó, que eu uso na técnica do baking, ao retirar espalho por todo o rosto.

Espero que tenha ajudado vocês com essa dica, é bom pra fazer uma colinha e entender mais sobre os pós, aprendendo a escolher o melhor pro seu tipo de pó. Qualquer duvida é só comentar aqui ou me segue lá no instagram @alerodriiguesblog, to sempre falando de maquiagem por lá.

Um beeijo e até a próxima! :*

siga nas redes sociais (1)

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.