GUIA DA MAQUIAGEM: TOM E SUBTOM DA PELE COMO DESCOBRIR O SEU

oooooi pessoal, esse é um assunto que é muito perguntado, eu entendo que seja difícil de entender e interfere demais na hora de acertar o tom da base, mas acredito que levando em consideração algumas regrinhas vai ficar mais fácil.

D9586F17-7523-41BF-89B9-FB429E687AD9

Nesse post eu vou tentar ser o mais didática possível e não usar termos muito técnicos ou profissionais, para que fique de fácil entendimento pra todo mundo tá? Já começo pedindo pra me seguirem no instagram @alerodriiguesblog, to sempre dando várias dicas por lá e pode te ajudar de alguma forma.

Vamos começar do começo e falar sobre tom da pele, eles podem ser classificados em três: claro, médio e escuro, dentro desses tons que a gente encontra nosso subtom, que vai ajudar a casar a maquiagem certinha com a pele. Esse é super fácil de identificar né? Agora o que pega é o subtom e é exatamente isso que faz a diferença na hora de acertar o tom da base.

IMG_6629

Essas são as cores que predominam na pele, mas é muito importante se atentar ao subtom, que é ele que vai definir o seu tom exato em uma base, corretivo, pó e etc. Já os subtons são classificados de acordo com as cores que predominam nele sendo eles: amarelado(quente), azulado(frio), neutro(todas as cores estão em equilíbrio) e oliva(esverdeado).

Toda e qualquer cor tem um subtom frio, quente ou neutro, é importante se atentar a isso e entender qual é qual, para conseguir escolher a sua cor ideal. Cores com o subtom frio tendem a ter mais pigmentos azulados e esverdeados, subtons quentes tem maior presença de pigmentos amarelados ou alaranjados, os subtons neutros tem os pigmentos em quantidade equilibrada e o subtom oliva que é ainda desconhecido por muita gente, tem pigmentos verdes em maior evidencia.

0_iROVfW8SxPb5XzcfFoto: Pin it

As cores quentes remetem aos tons que dão sensação de calor, fogo, sol e os tons frios remetem a sensação de frio, neve e chuva. Uma mesma cor tem diversos subtons, então se atentem a isso, a luz interfere bastante também nessa tonalidade, vou deixar aqui exemplos de luzes diferentes e a mesma imagem.

A melhor forma de você ver o real subtom de um produto é na comparação, porque ai a cor predominante dele vai ficar em evidencia, vocês podem ver na foto abaixo algumas cores que tem tons parecidos (claros, médios e escuros), porém os subtons são diferentes e nessa comparação que podemos ver mais certinho isso.

Na cor clara vocês podem ver claramente um subtom amarelo e um subtom rosado. Na cor média um subtom rosado e o outro alaranjado. Na cor escura o subtom quente e o frio, puxando para o laranja e o outro puxando para o azulado.

IMG_6639

Na luz quente tudo costuma ficar mais quente, então uma base pode parecer ser mais quente por conta da luz. Por isso o ideal é estar uma base em diferentes luzes para ver a real cor dela, mas se não tiver essa possibilidade, sempre testem a base no próprio rosto e escolham a que melhor se camufle e suma com a cor da sua pele.

IMG_6634

Na luz fria por mais que uma cor tenha pigmentos que a transformem em uma cor quente, ela acaba perdendo um pouco dessa intensidade e pode acabar camuflando a real cor e dificultando a sua real percepção.

IMG_6638

Agora você me pergunta, como eu sei qual é o meu subtom, vou deixar aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de descobrir o seu subtom e isso vai ajudar demaaais na hora de escolher a sua base, porque você já vai sabendo o que não vai funcionar na sua pele.

PRIMEIRO: Analise a sua pele (vá pra frente do espelho e tente um lugar que não tenha uma luz amarela) e tente identificar que cor você vê predominando, tons amarelos? alaranjados? Então seu subtom é quente, então automaticamente você vai procurar produtos que sejam mais alaranjadinhos. Agora você consegue enxergar um fundo azul na sua pele? Quando eu digo azul, é algo como aquele branco gelo, que ele é branco, mas você consegue ver um fundo azulado nele.. é esse tipo de fundo que você vai ver na sua pele, isso indica que ela tem esse subtom frio. Agoooora se você não consegue enxergar nenhuma dessas cores predominando, seu subtom muito provavelmente é neutro.

blur + basemeu subtom de pele é quente, porque eu sou bem amarelada e quando bronzeada puxo pro laranja

SEGUNDO: Analise as suas veias, se as suas veias tiverem cores predominando os tons verdes ou amarronzadas, seu subtom é quente e se suas veias são azuis ou violetas, seu subtom é frio. Agora se você não consegue ver uma predominância e esses dois tons se misturam, seu subtom é neutro.

IMG_7024minhas veias são puxadas para o esverdeado, o que completa o meu subtom quente

TERCEIRO: Quando você toma sol, o que acontece com a sua pele? Normalmente, pessoas que se bronzeiam facilmente e a sua cor sobe de tom, tem o subtom quente. Já as pessoas que se queima, acabam ficando vermelhas e não mudam o tom da pele, tem o subtom frio.

cilios ruby rosefoquem na minha marquinha de biquíni e em como eu subi de tom, ficando mais alaranjada e a cor debaixo era bem amarelada

Acho que agora você já consegue distinguir qual o seu subtom e isso vai ajudar DEMAAAAIS na hora de escolher a sua base. Pessoas com subtom quente, devem escolher bases com um fundo mais alaranjado ou amarelado e pessoas com o subtom frio, devem escolher bases mais rosadas

O SUBTOM OLIVA, é meio desconhecido por pessoas leigas e iniciantes na maquiagem, então caso você se enquadre nesse subtom e ache dificil encontrar a base que se adeque certinho na sua pele, você pode comprar um corretivo verde e misturar um pouco na sua base, até que ela chegue no subtom que se adeque melhor em você.

Uma coisa muito importante na hora de escolher o tom da sua base, além de testar a base no rosto e escolher a cor que sumir, leve em consideração o seu pescoço e o restante do corpo. Como assim? Muitas pessoas tem o rosto mais claro que o corpo, então se você só levar em consideração o seu rosto, a base pode ficar mais clara, então sempre testa no rosto e desça pro pescoço, leve em consideração a temperatura total do seu corpo.

Esse post é só pra te achar a encontrar seu subtom, futuramente vou trazer um post falando sobre como encontrar a base na cor certa pra você. Aproveita e me segue lá no instagram @alerodriiguesblog, to sempre dando dicas de beleza, maquiagem e muitas resenhas de produtos por lá.

Espero que vocês tenham gostado, que tenha ajudado e qualquer duvida só deixar aqui nos comentários ou lá no meu instagram. Um beeeijo e até o próximo post! :*

siga nas redes sociais (1)

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.