DICAS DE MAQUIAGEM | CORRIGINDO BASES (SUBTOM) COM BT VELVETS

Se por acaso você já comprou uma base que acabou ficando alaranjada, amarelada ou até rosada demais, esse post é para você, vou ilustrar alguns casos e como chegar no resultado esperado, através da adição de pigmentos para alterar a cor e subtom. Vale lembrar que estou usando BT Velvet, mas vocês podem usar corretivos líquidos, corretivos cremosos ou pigmentos que sejam próprios para serem adicionados na maquiagem, evitem usar pó, pois pode ressecar a base e modificar o seu desempenho.

Se você ainda não me segue no instagram, passa por lá @alerodriiguesblog, tem conteúdo todo dia no feed e nos stories rola um misto de conteúdo e muita conversa! 🙂

Vou dar alguns exemplos de como ajustar as bases, encontre o seu problema e coloque em prática! Espero que aproveitem as dicas e consigam dar uso para as suas bases que estejam paradas por ai, por estarem com a cor ou subtom errado.

Quando a base é amarela e você precisa que ela fique com subtom rosado, basta adicionar um pigmento rosa, mas não tão intenso. Lembrando que é para dar um fundo de cor, por isso é necessário se atentar a intensidade da cor.

Quando a base é rosada e você precisa que ela fique com subtom amarelo, basta adicionar um pigmento amarelo, tendo atenção a sua intensidade, de acordo com o seu tom de pele. O amarelo deve ser puro, para não interferir no resultado final, por exemplo, usando amarelo mostarda ou um amarelo esverdeado. Um pigmento claro ou branco, ajuda a descer o tom de qualquer base, nesse caso usei o tom Off White e vocês podem observar como desci o tom e o subtom ao mesmo tempo, sem alterar demais.

Quando a base está amarelada e você precisa que ela fique neutra, basta adicionar um pigmento azul. Lembrando de adicionar sempre aos poucos e se atentar a intensidade, já que esse azul pode escurecer um pouco a cor da base. Quanto mais intenso for o pigmento, menos você vai ter que adicionar, escolha cores puras e na mesma intensidade da cor da sua pele.

Quando a base está amarelada e você tem um subtom oliva, basta adicionar um pigmento verde. Se atentem a intensidade do verde e ao seu fundo, verdes muito escuros podem escurecer a base também, assim como todas as outras cores escuras,

Quando a base está alaranjada, em tons mais escuros o pigmento rosa pode deixar ela mais avermelhada. O pigmento azul consegue neutralizar, mas dependendo da sua intensidade, a base pode escurecer ou dependendo da intensidade do amarelo dela, a base pode se transformar em oliva (já que amarelo e azul, da verde). E o pigmento lilás, tem um tom frio, ajuda a quebrar o alaranjado e a clarear ao mesmo tempo (pois lilás é a mistura de roxo, que é um tom frio e branco), eu tenho usado demais o lilás nas minhas bases alaranjadas e é sucesso (veja aqui).

⚠️Falando em bases mais escuras, devemos ter mais atenção ainda na hora de escolher as cores, é sempre melhor dar preferência para cores mais intensas e que não tenham um fundo muito claro, já que isso pode clarear ou acinzentar a base⚠️

Na pele mais retinta, se a base for mais neutra, é possível clarear usando um pigmento amarelo (pois tem branco), sem acinzentar. Adicionando um pigmento vermelho, conseguimos deixar a base com um subtom mais quente e com o pigmento azul, cortar a intensidade de laranja e deixar mais neutra.

É sempre bom dar preferencia pra as cores mais puras e se atentar a quantidade, para ajustar o subtom é necessário utilizar pouco produto, então vá adicionando aos poucos para não errar e perder a mistura de base. Nunca misture em todo o conteúdo, adicione apenas na quantidade que vai usar no momento. Procure produtos mais líquidos ou cremosos, pois é inevitável que essa mistura interfira um pouco na textura e acabamento da base. Por isso não indico fazer essa correção com produtos em pó, a base vai acabar ressecando e ficando mais grossa.

Abaixo vou deixar a lista com as cores dos BT Velvets que eu usei e indico para corrigir as bases, lembrando que esse é um produto pensado para ser sombra liquida ou primer de sombras. Então ele seca, se atentem ao usar com bases muito secas, façam uma preparação de pele mais hidratante, para não ter um acabamento seco demais com a base.

Espero que essa publicação tenha te ajudado, na vida pessoal é legal saber de colorimetria, para dar uso aos produtos que possam ter ficado errados. Na vida profissional, esse conhecimento é de extrema importância, sou maquiadora formada e essa foi uma das primeiras coisas que aprendi, é o básico, depois me aprofundei em cursos específicos. Qualquer duvida, só deixar aqui nos comentários ou me segue lá no instagram @alerodriiguesblog, tem muuuuita dica legal por lá e muita maquiagem.

beeeijos e até a próxima! :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.